quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Campeonato Sergipano de Futebol 2012 é definido


Presidentes e representantes de sete das dez equipes que disputarão o Campeonato de Futebol Profissional de 2012 estiveram reunidos na sede da Federação Sergipana de Sergipana (FSF) para definirem os últimos detalhes da competição. Das oito equipes até o momento credenciadas, apenas o Olímpico de Itabaianinha não encaminhou nenhum representante.

Além do presidente da FSF, Carivaldo Souza e dirigentes da entidade participaram da reunião, dirigentes do Sergipe, Confiança, Itabaiana, River Plate, São Domingos, Guarany e Socorrense. O quadro será completada com as duas equipes que virão da Divisão A2.

O River Plate, além do presidente Ernando Rodrigues foi representado pelo jovem Iago França, filho do ex-patrono Fernando França, que será um dos dirigentes da equipe de Carmópolis.

Um dos momentos marcantes da reunião foi quando o presidente Carivaldo Souza fez referências elogiosas  ao ex-patrono do River Plate e solicitou um minuto de silencio, em memória do dirigente Fernando França, recentemente falecido.

Calendário – Na abertura da reunião, o assessor da FSF Orliandes Barros apresentou o calendário do futebol sergipano, já adaptado ao calendário da CBF. Assim, o Campeonato Sergipano de 2012 começa no dia 29 de janeiro e vai até o dia 13 de maio, com a participação de dez equipes.

Existe ainda a possibilidade de realização de uma Copa com a participação das seis melhores equipes do campeonato. Essa competição indicaria o segundo representante sergipano na Copa do Brasil. A  competição depende de patrocínio e se não for viabilizada, o segundo representante na Copa do Brasil será a equipe vice-campeã.

Ainda no esboço do calendário do futebol profissional, foi reservada a data de 25 de agosto, para início da Divisão A2, com término previsto para 05 de novembro.

Grupos – Por determinação legal o campeonato de 2012 terá a mesma formatação de 2011. Dessa forma, as dez equipes foram divididas através de sorteio, em dois grupos A e B, encabeçados por Sergipe e Confiança respectivamente. No Grupo A, além do Sergipe cabeça de chave estão as equipes do Itabaiana, São Domingos, Guarany e a equipe vice-campeã da Divisão A2 de 2011.  No Grupo B, encabeçado pelo Confiança, estão ainda as equipes do River Plate, Socorrense, Olímpico e o campeão da Divisão A2.

Conforme o regulamento, o campeonato será dividido em três fases, 1ª Fase, Taça Cidade de Aracaju, 2ª Fase, Taça Estado de Sergipe e 3ª Fase, a Final.

Na primeira Fase, as equipes do Grupo “A” jogarão contra as Associações do Grupo “B” (AXB), em jogos de ida e volta, classificando-se para o cruzamento olímpico, as duas melhores da cada grupo. Os vencedores do cruzamento disputam o título de campeão da Taça Cidade de Aracaju, em jogos de ida e volta. O vencedor estará automaticamente classificado para a Fase Final da competição.

A segunda fase, as equipes jogam entre si dentro do mesmo grupo (AxA). Os dois melhores de cada grupo fazem o cruzamento olímpico no mesmo esquema da primeira fase. O campeão da Taça Estado de Sergipe estará classificado para disputar o titulo de campeão estadual de 2012, com o campeão da Taça Cidade de Aracaju.

Na terceira fase, as campeãs da cada fase anterior jogarão entre si, em jogo de ida e de volta, sendo declarada campeã estadual, a equipe que obtiver o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas.

Torneio Início – Uma das novidades do campeonato de 2012 será a realização do Torneio Inicio. O evento atende a uma solicitação do presidente da AGAP, Silvio de Freitas, acatada por todos os dirigentes presentes.

Toda a renda do torneio será revertida em beneficio da entidade, que iniciará uma campanha para esclarecer aos atletas e ex-atletas de futebol, os riscos da hepatite C, uma doença que atinge muito a ex- jogadores de futebol.

Fonte: Emsergipe.com

0 comentários:

Postar um comentário