sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Grupos dos times sergipanos na Copa São Paulo não são nada fáceis

A conquista da vaga para uma Copa São Paulo de Futebol Júnior é motivo de comemoração, afinal a "Copinha" é a maior vitrine para revelar talentos do futebol no país. Mas lá em São Paulo as coisas não são fáceis não. Este ano, serão 96 equipes na disputa do troféu. Participam do torneio times de base de tradição em todo o país, como o atual campeão Flamengo, o vice-campeão Bahia e o Santos, que contará no elenco com o sergipano Victor Andrade, jogador que tem a multa rescisória mais cara do que a de Neymar.Em 2012, Sergipe e Confiança representarão o Estado no torneio. O Sergipe ficará no Grupo U e terá sede na cidade de Barueri, junto com São Paulo-SP, Grêmio Barueri-SP e Palmas-TO. Já o Confiança está no Grupo G e terá sede na cidade de Leme, junto com Internacional-RS, Lemense-SP e Santo André-SP.

O Azulino conquistou a vaga por ter sido campeão do sergipano de juniores este ano. Já o Colorado conseguiu garantiu sua participação devido a uma intervenção da Federação Sergipana de Futebol junto à Federação Paulista. Carivaldo Souza, presidente da FSF, já vinha há alguns anos lutando pela segunda vaga sergipana no torneio, e este ano, conseguiu permanentemente.

Será a primeira vez que o Estado terá dois representantes na Copa São Paulo e também será assim nos próximos anos. "Ter mais um representante nesta Copa é muito importante para os atletas locais. Divulga mais o futebol sergipano para todo o mundo. Espero que as diretorias dos dois clubes realmente levem suas equipes para honrar o nosso futebol e representar bem o Estado", almeja Carivaldo.

As duas equipes se preparam há cerca de três meses para a competição, e faltam menos de dois até o campeonato. Porém, toda preparação é pouca quando olheiros de todo o mundo estarão observando o desempenho dos jovens atletas. Isso porque vários contratos surgem depois da competição, que, em 2012, acontecerá de 3 a 25 de janeiro.

HISTÓRICO

Das 96 equipes divididas em 24 grupos com quatro times cada, classificam-se para a segunda fase apenas 32: os primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores segundos colocados no geral. A única vez que um time sergipano passou da primeira fase na competição foi em 2010, quando o Confiança avançou para a segunda etapa em primeiro lugar do seu grupo, que era formado também por equipes do Grêmio-RS, Nacional-AM e São José-SP. O Dragãozinho foi classificado com um empate com o Grêmio em 1 a 1, uma vitória por 5 a 2 em cima do São José e um triunfo por 2 a 1 contra o Nacional. Porém, na segunda fase, o Azulino perdeu para o Coritiba por 4 a 2 em um jogo eliminatório e voltou para casa.

Das 92 equipes que participaram da edição 2010, o Confiança ficou entre os 32 melhores colocados. Porém, em um ano, a história virou de cabeça para baixo. Em 2011, o Confiança encerrou sua participação na última edição da "Copinha" como o último colocado do seu grupo. Este ano, a equipe júnior do Bairro Industrial pegou o grupo do Santos, São Carlos e Atlético Acreano. Terminou a sua campanha somando apenas um ponto com um empate em 2 a 2 com o Santos e derrotas para o São Carlos por 3 a 1 e para o Atlético Acreano por 2 a 1. Nesta última edição, o campeão do torneio foi o Flamengo, tendo como vice a equipe do Bahia. Foi a primeira vez que um time do Nordeste chegou à final da "Copinha".

Pelo lado Colorado, a última vez que o Sergipe representou o Estado na competição foi em 2009. Na ocasião, o Colorado foi eliminado na primeira fase sem pontuar. O time somou três derrotas para Rio Branco-SP, Atlético Mineiro-MG e Juventus-SP.

ADVERSÁRIOS EM 2012

O Confiança entra no Grupo G que tem o Internacional, que é tetracampeão do torneio. Outro adversário, o Santo André também conta com o título da "Copinha" de 2003. "Não conhecemos o Inter, mas é o favorito. O Santo André tem um time bom e o Leme não passou de fase no paulista. Estamos indo com a missão de passar de fase, não importa em qual lugar seja", fortaleceu João Carlos, técnico do Confiança. Para ele, o fato de o time já ter avançado para a segunda fase uma vez não influencia muito na equipe. "Temos que fazer a nossa parte este ano, independentemente se já passamos ou não. O que importa é o agora. O que passou é só história e estatística", opina.

O Sergipe também não vai ter facilidade pela frente. A equipe entra no Grupo G com o todo poderoso São Paulo. Nada mais que o dono da casa onde o torneio é disputado. Os paulistas são os principais favoritos ao título, afinal a equipe é tricampeã da competição. O time conquistou os troféus em 2010, 2000 e 1993. "É um grupo forte com duas escolas de base boas como o São Paulo e o Barueri. Já pesquisamos sobre os rivais e também não vamos desmerecer o Palmas-TO. Vamos correr por fora, somos o cavalo azarão, e a responsabilidade aumenta com isso. O São Paulo é o favorito, mas vamos trabalhar para conquistar o primeiro lugar. Se não der, vamos tentar o segundo", ressalta Gleidston Santos, técnico do Sergipe.

CIDADES-SEDES

O Dragão terá sede na cidade de Leme, que fica a 190 quilômetros de São Paulo. O Colorado ficará mais perto da capital, na cidade de Barueri, a apenas 32 quilômetros de distância. Mas para os torcedores locais que quiserem assistir aos jogos das duas equipes de Sergipe, a distância entre as duas cidades-sedes dos times sergipanos é de 184 quilômetros. Faltam menos dois meses de preparação até 3 de janeiro, dia em que começa a Copa São Paulo. Portanto, a contagem regressiva já começou.

Fonte: Cinform

0 comentários:

Postar um comentário