quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Federação sou eu!

* Por Jaime S. Junior

É com nostalgia que recordo das minhas idas ao Batistão quando acompanhava meu pai nas tardes de domingo para ver o Confiança jogar. Eram tempos gloriosos, de “casa cheia” no clássico Sergipe e Confiança, de campeonatos memoráveis e de gols reprisados no programa Fantástico da Rede Globo. É verdade que o campeonato sergipano de futebol nunca esteve entre os de maior destaque no nordeste, mas ouso dizer que os times do nosso Estado muito nos orgulhavam quando enfrentavam as equipes do centro-sul. Devo dizer também, que aquele sucesso – ainda que modesto – deveu-se mais ao talento e a garra dos atletas e menos ao seu devido reconhecimento profissional; mais a paixão dos torcedores e menos a organização do campeonato e estrutura dos clubes. O Estado, por seu turno, até implementou algumas políticas de incentivo – a exemplo do “gol da sorte” – mas sempre com medidas tópicas, omitindo-se do planejamento e da competência técnica requeridos para o fomento de qualquer desporto. O ápice deste descalabro pode ser visualizado na presença por mais de vinte anos de um mesmo presidente na Federação Sergipana de Futebol.
Os tempos mudaram e o desprezo para com o futebol sergipano continuou, só não houve mudança no comando daquela federação. Carivaldo Souza está no sexto mandato! Diante de tamanha longevidade fica a dúvida: é a excelência na administração que justifica os seguidos mandatos ou a ausência de outras pessoas interessadas em concorrer ao cargo? Ainda que o mesmo fosse um exímio administrador, um abnegado pela causa do futebol, toda estrutura de poder que não contemple a rotatividade no cargo não é democrática, nem saudável. Outrossim, a degenerescência em que se encontra o futebol sergipano atestam a urgência por mudanças.

Não sem razão, no dia 13 de junho, em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o Deputado Venâncio Fonseca (PP) manifestou-se a favor da saída do presidente da Federação Sergipana de Futebol. O seu argumento sustenta-se na condenação de Carivaldo Souza pela Justiça Federal por improbidade administrativa, que o impediria, entre outras coisas, de firmar convênios com qualquer órgão público pelo período de cinco anos. De toda forma, caso seja mantida essa decisão da justiça em outras instâncias, ela constitui apenas um dos elementos do triste cenário em que se encontra o futebol sergipano. Estádios vazios, clubes falidos e campeonato interminável compõem os ingredientes que afastam ainda mais os torcedores das praças esportivas. O último suspiro que atraiu um grande público foi em 2008, quando o Confiança esteve prestes a subir para a série B do Campeonato Brasileiro. Prova de que até o Batistão fica pequeno diante do público.

É verdade que mesmo nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, não encontramos bons exemplos de organização e competência. A própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é o exemplo mais anacrônico cujo mandatário está envolvido em sérias denúncias de corrupção (estranhamente silenciadas por setores da mídia nacional). O que reforça a tese de que o problema não pode ser resolvido com medidas simples e sem mudanças estruturais. A crítica não deve cair no lugar-comum de afirmações do tipo: “o Brasil é assim”, “não se muda nada”, etc., todas elas visões fatalistas que retiram da sociedade o seu papel de agente propulsor da mudança. Isto tudo ganha contornos especiais quando estamos prestes a sediar uma Copa do Mundo!

A Copa irá acontecer, todavia, nada irá mudar enquanto formos lenientes com condutas impróprias na administração do bem público. A crise em que se encontra o Sergipe – igualmente vítima de uma administração longeva e incompetente – e todos os outros clubes do futebol sergipano que também estão em “frangalhos”, só comprova a real necessidade de mudanças sérias, ainda que de longo prazo. A saída de Carivaldo pode significar apenas uma mudança para que outro se “aproprie” da Federação ou desencadear um processo maior de transformações no futebol sergipano no caminho aqui apontado. A história nos dirá…

Publicado em seu blog no site da Itabaiana FM

0 comentários:

Postar um comentário